Símbolo e Gestos simbólicos
Um dos símbolos: O crucifixo é um grande símbolo, porque todo cristão deve conhecer no crucificado a pessoa de Jesus Cristo, que nos redimiu do pecado e nos salvou. Portanto, aquele objeto de metal, madeira, ou outro material, simboliza nosso Redentor, Jesus Cristo. Por isso tratamos com respeito o crucifixo.
Gestos simbólicos são ações que têm a mesma função do símbolo, isto é, nos transportam para outra dimensão, outra realidade, que porém tem relação com o gesto simbólico. Por exemplo, no inicio e no fim da missa o padre traça sobre si o sinal-da-cruz, enquanto diz as palavras “Em nome do Pai, e do filho, e do Espírito Santo”. É um gesto simbólico, que nos remete à Santíssima Trindade a quem invocamos nesses momentos.
Esses símbolos e gestos são importantíssimos em um ato litúrgico e na nossa vida na fé!
Podemos escolher os símbolos para as celebrações, mas não devemos fazer deles como se fossem brinquedos, porque, à medida que não colocamos em prática de forma certa, empobrecemos seus significados e encurtamos o seu alcance. Os símbolos fazem parte da nossa vida quando praticamos a nossa fé conforme sua compreensão, sua história de vida, sua situação no momento atual.
Um símbolo bem aproveitado nas celebrações poderá ser suficiente para atingir os objetos desejados pela equipe da liturgia. Por isso, numa mesma celebração litúrgica, não se devem acumular símbolos. Símbolos amontoados são símbolos desperdiçados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário